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Perda muscular

Sugestões de exercícios e dieta para combater esse mal recorrente na terceira idade

Em 02/01/2013 Por Eliane Martins

O envelhecimento sempre é acompanhado de perda muscular. Em algumas pessoas, esse processo começa aos 40 anos e de maneira acelerada, o que diminui a qualidade de vida, principalmente, nos mais idosos.
Esse é o principal sintoma da sarcopenia, uma doença geralmente associada à osteoporose. O idoso começa a perder a capacidade de se locomover, fica inseguro para subir uma escada e também na vida social. Mas é possível fazer 100 anos e continuar sendo ativo, conforme avalia Wilson Jacob, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento
O paciente precisa começar a se exercitar e aumentar a ingestão de proteínas, que é a substancia responsável pela reconstrução dos músculos perdidos. No mercado, já é possível comprar suplementos alimentares que têm esse objetivo. De acordo com a deficiência do idoso, os alimentos devem ser mais pastosos.

Outras causas
A sarcopenia pode ter ainda outras causas, como patologias neurológicas, diabetes, alterações hormonais e até mesmo doenças cardiovasculares. De qualquer maneira, ela deve ser tratada e controlada.

Como se prevenir

Alimentação
O ideal é beber dois copos de leite desnatado e duas pequenas porções de carne (boi, frango ou peixe) ao dia. As carnes devem ser magras e podem ser substituídas por ovos, duas vezes por semana.
Água
Os idosos costumam perder a sede e sentir menos sabor dos alimentos. Por isso podem ficar desidratados com mais facilidade. Para evitar isso, a dica é beber muita água.
Musculação
O melhor exercício físico contra a sarcopenia é a musculação. Evite atividades dentro da água, como hidroginástica e natação, porque não há pressão da gravidade e os músculos não são tão forçados.

Fotos: Divulgação

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